Porque Redes Sociais mexem tanto com nossa mente?


As redes sociais estão o tempo inteiro em nossas vidas, nos influenciando em nossas ações, seja essas ações para o bem ou para o mal, elas tomaram uma grandiosidade muito grande e 80% população mundial tem pelo menos 1 rede social ativa, algumas pessoas se tornaram praticamente escravas delas, sua vidas são baseadas em fotos para tentar emular um personagem bem-sucedido e feliz, crianças, homens, mulheres, idosos estão neste exato momento fazendo o possível para demonstrarem sucesso através de fotos seja de uma viagem, barzinho, de um momento bom que acontece poucas vezes, alguns parcelam uma viagem em 24x para Nova York outros gastam seus salários de 2k em uma única noite pra postar no Instagram, e o restante do mês fica pedindo dinheiro emprestado.

Eu usava muito as redes sociais quando adolescente, lembro quando começou o Orkut, todo mundo queria ter, e o pior se achavam superior a quem não tivesse, essa já era uma demonstração de como redes sociais conseguem mexer com o psicológico de algumas pessoas, depois veio o Facebook com força total que foi quando começou a unir pessoas do mundo todo, trazendo a chamada globalização, nesse século 21 a socialização se tornou algo praticamente obrigatório, e a possibilidade de se tornar '' famosinho '' mexeu com a mente de algumas pessoas que de maneira irracional começam a gastar seus baixos salários ( típicos da economia brasileira ) em experiências para tentar passar uma imagem de felicidade, não estou dizendo que tirar fotos de coisas legais seja completamente errado o problema é quando isso começa a ultrapassar os limites, como: subir em arranha-céus ou locais muito altos para tirar selfies, a pessoa tem a burrice de arriscar a própria vida para passar uma imagem falsa de coragem, de emoção e não receber nada em troca.




 E o Instagram é o maior no quesito de tentar demonstrar alegria, socialidade, progresso financeiro muitas dessas tentativas mexem com algumas pessoas que passam a acreditar que aquela pessoa é simplesmente sensacional, conheço pessoas que tem Instagram e em suas fotos elas parecem pessoas sensacionais, mais na vida real não passam de pessoas comuns com uma vida monótona que fazem questão de registrar algo que acontece de vez em quando como se ocorresse sempre, eu poderia muito bem fazer isso, pois de vez em quando faço algo legal e se eu tirasse fotos pareceria que sou um cara fodão, mas eu saberia no meu interior que estou mais para fracassado do que para vencedor, eu apenas faria uma imagem irreal do que eu realmente sou e nada eu ganharia com isso, eu seria só mais um fracassado fingindo sucesso através de bons momentos que acontecem poucas vezes.


Esse cara costuma subir em lugares muito altos e perigosos para tirar selfies

A vontade de ser visto e ao mesmo tempo valorizado por sabe-se lá quem tem levado um grandioso números de pessoas a cometerem essas extravagâncias seja arriscando a vida ou torrando o suado salário para fingir ser algo que não levará a nada a não ser a frustração.



Grande abraço!
                                       

Comentários

  1. Bom post pica-pau!

    concordo com tudo que vc disse, hoje em dia tenho facebook mais pra curiar algumas páginas de videos legais mesmo...


    vlws

    ResponderExcluir
  2. Ola Picapau.

    Eu precisava manter o Facebook para nao ser antissocial, sabe o que eu fiz? Fui marcando para nao ver os posts de crrca de 98% das pessoas, pois cansei de ver esta farsa, pessoas que nao ganham nem 1K ostentando como se ganhassem 10K, fora as idiotices postadas.

    Isto melhorou demais meu facebook, pois agora so recebo e vejo informacoes de assuntos legais que curti.

    Vou acompanhar seu blog, se desejar me adicione que lhe adiciono no meu blogroll.

    Abraco

    Viverdeconstrucao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nem terei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tenho perfil nas redes, mas apenas para contatos, não comento política e nem o que estou fazendo, minto a maioria das coisas pois não quero que as pessoas fiquem sabendo da minha vida.

    Conheço gente que é doente por redes, chegam a arranjar brigas inúteis e pior, não ganham nada para gastar horas nas redes.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas estão muito obcecadas com isso, eu vejo que quase todo mundo quando não está fazendo alguma coisa fica o tempo inteiro no celular mexendo no facebook e whatsapp.

      Excluir
  5. Excelente amigo, me lembro quando comecei a pensar em desativar meu faceboook... no incio tive medo e demorei 2 meses para desativar a conta!! passados 8 meses, nunca me senti tão vivo e alegre, mais tranquilo, calmo e feliz... Nada na minha vida mudou, mas o simples fato de eu não me ver como lixo já ajudou bastante!
    cambara do sul-rs

    ResponderExcluir
  6. Pura verdade, a quantidade de gente que quer se aparecer bem na fita nas redes sociais é impressionante. Dá a impressão que só eu sou o pobre beta que faz economias juntando os centavos para chegar a IF. E não tem nenhuma foto para postar^^.

    ResponderExcluir
  7. Uma boa retratação de um assunto tão intrigante no contexto social. Mas é que através desse texto você se mostrou muito angustiado. Mas você de alguma forma, se sente frustrado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Rico com vendas? Não, é mais um golpe!

Toda mulher é uma atriz pornô

Vire um alfa local